google.com, pub-1954995052408128, DIRECT, f08c47fec0942fa0

domingo, 26 de maio de 2013

Doce de Gergelim com rapadura

Essa é uma receita do nordeste, aprendi com  minha avó paterna Adelina ( Já falecida)
É um dos meus doces preferido!



Ingredientes:

  • 1 1/4 rapadura
  • 9 xícaras (chá) de gergelim
  • 3 1/2 litros de água
  • 1 1/4 xícara (chá) de farinha de mandioca

Modo de Preparo

Limpe o gergelim, tire todas as folhinhas, talinhos por pequeno que seja. Coloque em uma panela grande para torrar. Deixe no fogo até começar a estalar mexendo sempre para não queimar, deixe mais um minuto e despeje em uma bacia para esfriar. 
Na mesma panela coloque a água e a rapadura e leve ao fogo para derreter.


Quando começar a ferver mexa de vez em quando até derreter completamente. Desligue o fogo deixe esfriar um pouco e coe em pano limpo. 

Bata no liquidificador o gergelim com a farinha. Coloque aos poucos e movimente o liquidificador enquanto processa. Vai ficar assim:


 Em uma panela grande (de preferência alumínio batido, para não grudar no fundo) eu usei uma panela de pressão de 7 litros, coloque  o mel da rapadura e a farofa do gergelim, misture e leve ao fogo.


Mexa até ferver. Depois vai mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. 


O Tempo de cozimento é de mais ou menos 2 horas. Até formar um mingau grosso.



Rendimento: + ou - 5 litros de doce.




12 comentários:

Anônimo disse...

Lembrei da minha vozinha, que Deus a tenha. Lembrei da minha infância, ela fazia. São muitas lembranças.

solani disse...

Eu queria comprar o doce pronto

Unknown disse...

eu adoro tambem do chorrisco que e feito com o sangue do porco e uma delicia

Unknown disse...

E muito bom vou fazer

Unknown disse...

Hummm tudo de bom, é muito gostoso o dece de Gergelim

Unknown disse...

Como seria a compra desse doce de gergelim pra quem mora em natal, tem representantes. Qual preço de um kg.

Unknown disse...

Eu faço para vender. Aprendi com minha mãe...Muito gostoso.

Unknown disse...

Como e onde posso comprar?

Unknown disse...

Fatima Medeiros passe seu contato quero encomendar doces de gergelim.

Unknown disse...

Boa tarde amiga .
Fátima Medeiros .
Minha mãe fazia mais não lembro JÁ pesquisei várias receitas.
Mais estou achando as receitas diferentes

Anônimo disse...

Eu vou fazer

Eset disse...

Eu vendo! Ou seja estou vendo!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktop